top of page

Killer Queen: 50 Anos do Hit Que Elevou os Queen ao Estrelato Global



Killer Queen

Hoje, celebramos os 50 anos de Killer Queen, um dos primeiros marcos na carreira dos Queen, lançado originalmente em 11 de outubro de 1974, como parte de um single duplo que incluía também Flick of the Wrist. Ambas as faixas foram compostas pelo nosso querido Freddie Mercury e marcaram o primeiro duplo lado A da banda, extraído do álbum Sheer Heart Attack. Este single não só solidificou o sucesso da banda no Reino Unido, alcançando o segundo lugar nas tops britânicos, como também foi responsável por colocar os Queen nos primeiros lugares dos tops internacionais.


Nos Estados Unidos, a editora optou por dar maior destaque à faixa Killer Queen, colocando-a no lado A e posicionando Flick of the Wrist para o lado B. Essa escolha provou-se certeira, já que a canção alcançaria a 12.ª posição nos tops americanos, sendo o primeiro grande sucesso da banda nos Estados Unidos, abrindo portas para a sua ascensão global.

Killer Queen

O sucesso de "Killer Queen" foi praticamente instantâneo e repercutiu-se mundialmente. A canção, com seu estilo glam rock sofisticado, letra irônica e produção refinada, destacava-se pela combinação de harmonias vocais, melodias cativantes e a performance vocal única de Freddie Mercury. Ao contrário de hits futuros como Bohemian Rhapsody, Killer Queen não contou com um videoclipe promocional, já que o conceito de vídeos musicais ainda não estava plenamente desenvolvido. Esse movimento visual, que revolucionaria a música, só viria a ocorrer em meados 1975 com o icônico vídeo de Bohemian Rhapsody, dirigido por eterno Bruce Gowers.



Ainda assim, a banda promoveu o single com várias apresentações ao vivo, incluindo as memoráveis performances no programa britânico Top Of The Pops e no programa holandês Top Pop. Essas apresentações ajudaram a consolidar Killer Queen como um clássico imediato.


O nosso Brian relembraria o processo criativo do álbum com sentimentos mistos devido a problemas de saúde que o afetaram durante as gravações: “Tivemos muitos problemas durante a gravação de Sheer Heart Attack, principalmente devido à minha doença, mas, surpreendentemente, nenhum de nós ficou muito insatisfeito com o resultado final".


Roger também expressaria o seu respeito pela canção, afirmando: “'Killer Queen' foi o nosso primeiro grande sucesso internacional e levou uma eternidade para ser finalizada. Mas acho que isso transparece na música — ela ainda soa muito bem hoje, tem uma ótima execução, harmonias vocais e uma letra realmente original."


Além do sucesso comercial, Killer Queen trouxe a Freddie o seu primeiro prêmio Ivor Novello, um reconhecimento por esta brilhante composição. A revista britânica NME resumiu o consenso crítico da época, declarando: "Os Queen criaram um som que mostrará ao mundo que eles não são apenas uma banda de um único sucesso".


Cinco décadas após o seu lançamento, Killer Queen permanece uma peça central no legado da banda. É a canção que lançou os Queen para o estrelato global e continua a ser um dos momentos mais emblemáticos da sua discografia, respeitada por fãs e críticos até hoje.

Comments


bottom of page