top of page

Parabéns Roger!


Roger Taylor

Nascido em King's Lynn no Reino Unido, a 26 de Julho de 1949, o nosso Roger Taylor completa hoje o seu 75.º aniversário. E para não estarmos aqui novamente a inundar-vos com factos sobre o melhor baterista do mundo, e um dos mais completos músicos de sempre, desta vez pedimos ajuda ao nosso amigo Leonel Silva que nos escreveu este sentido texto em que todos nós nos revemos…

 

A tua existência iluminou-me por completo num certo dia no longínquo ano de 1990, quando fui a uma loja de discos (os mais antigos ainda devem saber o que isto é) e comprei uma cassete de um álbum chamado “Sheer Heart Attack”. Cheguei a casa em pulgas para o ouvir. E assim que o ouvi, a minha vida transformou-se. O que estava naquela cassete era magia pura, era muito mais que música. Concretamente quando ouvi o terceiro tema deste álbum fiquei completamente arrebatado. Um dedilhado da guitarra introduziu o tema e alguns segundos depois a tua voz rouca e poderosa cheia de reverb entrava-me pelos ouvidos para mudar para sempre a minha vida. “Tenement Funster” tornou-me obcecado por ti. O baterista loiro de olhos azuis da melhor banda de sempre e que era a verdadeira definição de uma estrela de rock.

Foi nesse instante que decidi que queria ser baterista. Entrei para a escola de música para aprender a tocar, os meus pais ofereceram-me uma bateria, quis mimetizar tudo o que fazias. Alcunhei-me artisticamente como “Taylor”, colei posters teus e alguns dos outros teus colegas de banda em todos os espaços em branco do meu quarto, tinha cadeiras a fazer de tarolas e timbalões e pratos imaginários onde tocava de cor todas as músicas dos Queen e buscava obsessivamente tudo o que tivesse o cunho “Roger Taylor”.


E assim fui descobrindo todas as delícias, que ouvi até à exaustão: Desde o mini solo em “Keep yourself Alive”, a “Modern Times Rock n’ Roll”, a “The Loser in the End”, o mini dueto com Freddie em “March of the Black Queen”, o potente “I’m in Love with my car”, a “Drowse”, o break inicial de “We Will Rock You (fast version)" do “Live Killers”, o teu solo de tímpanos no "Rock Montreal". E os teus álbuns a solo, o brilhante “Strange Frontier” o épico “Happiness?” o melancólico “Outsider”. Tudo isto e tanto mais da tua longa dádiva musical ao mundo, encheu, e enche ainda, a minha vida de alegria e felicidade.

 

E depois um dia vi-te à minha frente naquela noite no estádio do Restelo a cantares a tua “Radio Ga Ga” e “These Are the Days of Our Lives” e eu fui transportado para outra dimensão como se não houvesse nada mais à minha volta e estivéssemos só tu e eu a celebrar o facto de me teres carregado no teu colo de deus eterno do Rock até aquele momento.

 

Alguns anos depois, quando em outubro de 2021 fui propositadamente a Bournemouth para te ver e ouvir tocar a solo pela primeira vez, concretizou-se o meu sonho de criança e ouvi "Tenement Funster” ao vivo. Naquela altura cruzei o meu olhar com o teu e disseste-me “sei que foi aqui que começou e por isso aqui tens só para ti”. Chorei de alegria na companhia da minha filha e dos novos e grandes amigos que lá fiz. E esse dia permanecerá inesquecível para sempre.

Roger Taylor

E tudo o que eu queria hoje era voltar a quando era miúdo, quando me juntava com os meus amigos mais chegados e fazíamos festas de aniversário para tudo o que eram efemérides relacionadas com os Queen. Celebrávamos efusivamente os aniversários de todos os membros dos Queen, que mesmo não sendo família, nem nossos amigos chegados, eram as vidas que tinham mudado a nossas vidas para sempre. Vidas que vieram ao mundo para nos trazer felicidade, para nos salvarem da nossa mundanidade com a sua música e magia eterna.

 

Hoje, sempre que oiço o teu nome ou oiço a tua voz, a tua guitarra ou a tua bateria, sorrio, e o meu coração enche-se de alegria porque tu és um desses seres extraordinários que encheu e encherá sempre a nossa vida de luz. E por isso hoje celebramos mais uma volta ao sol contigo no mundo. “Where you are in the world it’s a sunny day”

 

Happy Birthday Dear Rog.


Parabéns Roger!

Comments


bottom of page