Queen The Greatest Live | EP 33: Radio Ga Ga
- P.A.
- 15 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de out. de 2023
'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.
Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.
Há poucos exemplos melhores de banda e público em total harmonia do que o clássico single de Roger Taylor, Radio Ga Ga, de 1984. Para além das fronteiras e das barreiras linguísticas, todos no estádio sabem exatamente o que fazer - e o resultado é um dos momentos de união mais afirmativos que o Rock 'n' Roll tem para oferecer.
O público dos Queen é uma secção rítmica por direito próprio - e, como iremos ver neste episódio do Queen The Greatest Live, quando se trata de bater palmas ao ponto de abanar um estádio, Radio Ga Ga está à altura até da poderosa We Will Rock You.
Como um dos êxitos fulcrais dos Queen nos anos 80, Radio Ga Ga foi escrita por Roger Taylor, que trabalhou durante três dias seguidos no estúdio com um sintetizador e uma caixa de ritmos para criar esta ode à era dourada das ondas de rádio. "É parte do tema da canção, na verdade", disse o baterista ao apresentador britânico do Breakfast Time, Frank Bough, quando a canção atingiu o segundo lugar no Reino Unido em 1984. "O facto de os vídeos de música parecerem estar a tomar conta do lado auditivo - o lado visual parece ser quase mais importante."
Enquanto o verso parecia ao mesmo tempo triunfante e melancólico, foi o refrão de Radio Ga Ga - convidando a um bater de palmas duplo quase pavloviano - que deu aos Queen mais um ponto de referência de participação do público. No entanto, foi preciso Freddie Mercury reconhecer o potencial de hino da canção. "Acho que Roger estava a pensar nela como apenas mais uma faixa", refletiu o cantor, que terminou Radio Ga Ga. "Mas eu senti imediatamente que havia algo ali, uma mercadoria muito boa, forte e vendável."
Como sempre, Freddie provou estar enfaticamente certo, com a percussão humana de Radio Ga Ga a ressoar em todos os espectáculos dos Queen desde o seu lançamento até que a formação original se afastou da estrada no final dos anos 80. E se nunca teve a sorte de estar naquele mar de mãos, pode sentir a atmosfera com as eletrizantes imagens de arquivo desta semana do histórico concerto da banda no Népstadion, na Hungria, durante a Magic Tour de 1986
Próximo Episódio: Queen The Greatest Live | EP 34: Freddie Mercury
Fonte: Queen Online
Foto: © Queen Productions
コメント