top of page

Queen The Greatest Live | EP 23: Another One Bites The Dust

  • P.A.
  • 30 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.


Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.


Nunca satisfeitos em apenas estar em palco e recrear as suas gravações de estudio nota por nota, os Queen sempre aproveitaram a oportunidade para melhorar até mesmo os seus maiores êxitos - como esta vibrante versão de Another One Bites The Dust demonstra.


Como já ouvimos da parte de Roger e Brian, a adaptação de músicas dos Queen não é apenas a forma como elas são transferidas do estúdio para o palco, mas como o desejo de transformá-las numa experiência mais inclusiva para a audiência, faz com que elas evoluam para novas interpretações.


Um dos aspetos mais importantes da musicalidade dos Queen é que nenhuma música fica completamente estanque. Improvisos surgem, encerramentos são feitos em Jam, arranjos são alterados e as audiências são chamadas para fazer parte da nova mistura como vozes de apoio – tudo com Freddie, sem esforço, a controlar esse jogo.


Não há mais nenhum exemplo que demostre melhor essa forma livre dos Queen abordarem a sua performance ao vivo do que as imagens de arquivo desta semana. Este vídeo captado na primeira de duas noites mágicas no estádio de Wembley em Julho de 1986, mostra a banda a improvisar um novo groove para um tema favorito dos fãs - o single Another One Bites The Dust - permitindo a Freddie Mercury demostrar a sua mestria ao jogar com a audiência.


Quando John Deacon apresentou pela primeira vez, o seu icónico riff nos Musicland studios, em Munique, era algo incrivelmente simples: apenas três notas tocas numa só corda mas com muito potencial. "Eu ouvi muita música soul quando estava na escola e sempre me interessei por esse tipo de música," disse John à Bassist & Bass Techniques. "Há muito tempo que queria fazer uma música como a Another One Bites The Dust, mas originalmente tudo o que tinha era a linha e o riff de baixo. Eu conseguia idealizá-la como um tema dançável mas não tinha ideia nenhuma de que se iria tornar tão grande como se tornou."


Brian May recorda que John estava "totalmente no seu próprio mundo e fez a sua própria cena, que não tinha nada a ver com o que estavamos a fazer". Mas os Queen conseguiram construir um clássico com todo esse groove, com Freddie tão entusiasmado que "cantou até a sua garganta sangrar". Quando Another One Bites The Dust foi lançada como single em Agosto de 1980 – por sugestão de Michael Jackson – tornou-se o maior éxito dos Queen nessa década.


Seis anos depois, na Magic Tour, que se tornaria na derradeira digressão final dos Quen com Freddie como frontman, a música voltaria a evoluir, com a linha de baixo de John e o ritmo propulsivo a ancorar a performance enquanto o vocalista liderava um enorme jogo vocal com a audiência de 72 mil pessoas que assistia ao concerto em Wembley e claro, com Brian que aproveitou para acrescentar uns toques funk com a sua guitarra Red Special.


Próximo Episódio: Queen The Greatest Live | EP 24: Crazy Little Thing Called Love






Comments


logo1.png

 

SOBRE NÓS:

O Homem, por si só, não consegue viver isolado. Os seres humanos precisam de comunicar, expressar… precisam que a sociedade lhes garanta uma estrutura onde ele se revejam. As comunidades são importantes porque acolhem, protegem e permitem a partilha. São micronações reguladas de forma endógena pelo interesse no bem comum e o Queen Portugal é tudo isto sendo que o nosso bem comum são a melhor banda de rock de todos os tempos: os Queen.

© QUEEN PORTUGAL
2011 - 2025

bottom of page