top of page

As Red Special's Usadas em Bohemian Rhapsody Movie


O esperado filme biográfico sobre os Queen da 20th Century Fox "Bohemian Rhapsody" está preparado para arrasar, com a data de lançamento de 1 de Novembro em Portugal, os problemas à volta da sua muito trabalhada produção desvaneceram no brilho dos trailers já lançados.


Passamos a publicar estratos de uma entrevista dada em Outubro de 2017 ao site TheRedSpecial.com, com Brian May e o criador das duas guitarras usadas no filme, Andrew Guyton.


No final desta entrevista temos imagens dos pormenores recriados em cada guitarra.


TheRedSpecial.com: Por favor fale-nos das guitarras que estão a ser usadas no filme.


Brian May: Foi pedido ao Andrew Guyton para fazer guitarras com o propósito de serem usadas no filme, e ele fez duas guitarras diferentes que representam a minha Red Special no passado. Uma para o Live Aid e outra para o Madison Square Garden nos anos 70, ele fê-las absolutamente fiéis à aparência e estado de conservação que tinham à data: é estranho de se ver. Alturas em que tinha pedaços de fita a segurá-la, alturas em que o braço estava gasto e tinha perdido alguma da sua cor, os danos que tinha. Ele reproduziu tudo até ao mais pequeno detalhe.


Andrew Guyton: Eles enviaram-me um e-mail a dizer que queriam adereços para o filme, mas não sabiam exactamente o que fazer. No início, eles pensaram em modificar umas BMG Supers, e perguntaram-me se podia construir três em três semanas. Essa era a ideia original, mas eu disse-lhes que era impossível fazê-lo naquele espaço de tempo. Depois de uma troca de ideias, concordámos que eu iria construir duas, uma igual à alturas das gravações da Bohemian Rhapsody e outra da época do Live Aid. Começámos pela primeira e isso durou duas semanas - aliás, ambas duraram duas semanas a construir – mas ambas foram acabadas a tempo!

RS.com: Presume-se que elas têm as marcas de uso e de desgaste correctas para a época que representam...

BM: A que o Gwilym, que faz de mim no filme, está a usar nesta altura para recriar o período do Rockfield tem um pedaço de papel vermelho a tapar um buraco. Ele está a fazer a cena onde eu estou a gravar o solo da Rhapsody – provavelmente não deveria estar a contar-vos isto! - e o Freddie está a ouvir e a comentar. Eu costumava enrolar as cordas e ele reproduz isso, e os danos exactos que o braço tinha. É surpreendente!

AG: Eu tentei recriar o envelhecimento das guitarras o mais preciso que consegui, tendo em conta o tempo que me deram. Se pensarmos naquilo que uma guitarra passa ao longo dos tempos e o impacto que tem, como por exemplo no braço, existe um desgaste gradual. Obviamente que há muito dano causado por uma sixpence e colocar 30 anos de danos numa guitarra é muito difícil. Eu usei uma escova de aço e um pedaço de uma moeda para o efeito.

RS.com: O que usou como referência?

AG: Usámos todas as fotografias que conseguimos encontrar e tivemos ajuda do Greg Brooks e do arquivo dos Queen. Ele enviou-nos muitas imagens, especialmente dos anos 70, porque embora existam muitas fotografias a circular, poucas têm a qualidade necessária. Umas das coisas nas quais ficámos presos foi no indicador do botão do volume (da versão da era do Live Aid); parecia mudar ao fim de uns anos.

RS.com: Existiram outros problemas?

AG: Os afinadores nos anos 70 foram um grande problema; tentar encontrá-los online foi um pesadelo. Por isso falei com um colega, Martyn Booth, para ver se ele tinha alguns e ele deu-me os da sua primeira guitarra. Ele tinha a certeza que eram iguais. Tivemos que modificá-los mas não foi tão mau como eu pensava que seria.

RS.com: Quão parecidas estão as guitarras adereço em termos de construção, comparadas com a Red Special original?

AG: Os braços são de mogno e carvalho. O corpo é contraplacado.

RS.com: Funcionam como guitarras normais?

AG: São "bonecos" mas tudo funciona mecanicamente, mas não há som se as tocarmos, nada está ligado com fios.

BM: Elas funcionam, são guitarras normais. Não sei o que faremos com eles, talvez algo para a caridade. Isso seria fantástico.

Fonte: TheRedSpecial.com

Red Special dos anos 70. RS prop. Imagem da Guyton Guitars

Red Special da época do Live Aid - The neck pickup and fingerboard from. RS prop Imagem da Guyton Guitars

A neo-legendária ‘red dot’… RS prop. Imagem da Guyton Guitars

Red Special da época do Live Aid - Desgaste da parte traseira. Nota para o pedaço de fita a segurar. RS prop. Imagem da Guyton Guitars

Red Special da época do Live Aid - Botão de volume RS prop. Imagem da Guyton Guitars

Red Special dos anos 70 - Os afinadores em aproximação. RS prop. Imagem da Guyton Guitars

Uma das Red Special's adereço em construção. RS prop. Imagem da Guyton Guitars.

Red Special da época do Live Aid - The preworn Tri-Sonics covers RS prop. Imagem da Guyton Guitars

Red Special da época do Live Aid - A ponta do braço de vibrato RS prop. Imagem da Guyton Guitars

Corpo de uma das Red Special's adereço em construção. RS prop. Imagem da Guyton Guitars.

bottom of page